Muitas pessoas fazem overclock em seus processadores, mas poucos sabem que a mesma técnica pode ser usada para melhorar o desempenho do sistema de vídeo,é isso mesmo, através do aumento do clock do processador e da memória da placa de vídeo. Os chipsets atuais vem com gerador de clock programável. Isto significa que a freqüência padrão é determinada pela BIOS da placa, e pode ser alterada através de drivers. Como muitos fabricantes não fornecem drivers com possibilidade de alteração do clock, existem programas específicos, que reconhecem um grande número de chipsets. O aplicativo PowerStrip da Entech é o mais famoso.

O primeiro chipset largamente usado com overclock foi o 3dfx Voodoo. Originalmente em 50 Mhz, com um comando usado no autoexec, podia aumentar para até 57 Mhz sem o uso de cooler:

SET SST_GRX/CLX=XX

onde XX é o clock desejado. Com o uso de heatsink/cooler apropriado, pode-se chegar a 62 Mhz! Já para a maioria dos chipsets da geração Voodoo ou anteriores, da 3DLabs, Trident, Matrox, ATI, etc., o único modo de alterar o clock é alterando valores do registro do Windows, como por exemplo o chipset 3D Labs Permidia 2: encontrando a entrada "systemclock" no regedit e alterando o valor padrão.

Atualmente, quem disputa a posição de top em 3D performance é a nVidia, com o chipset RivaTNT, a 3dfx, com o chipset Voodoo 2 e a ATI, com seu chipset Rage128, RivaTNT2 e Voodoo3. Destes, provavelmente o melhor para overclock é o chipset da nVidia.

Originalmente configurado em 90 Mhz para processador e 100 Mhz para memória, em alguns casos pode chegar a até 120/125 Mhz, como na placa ASUS v3400TNT, que já vem com heatsink e cooler de fábrica. Dentre todas as placas TNT do mercado, somente os modelos da Hercules e da Creative permitem overclock com os drivers nativos . O driver da Hercules, o Hercumeter, é o mais completo que permite alterar o clock tanto da memória quanto do processador. Aliás, o modelo da Hércules é o único que já vem com a configuração acima da especificada pela nVidia, em 98 Mhz para processador e 115 Mhz para a memória (o que já é um ganho considerável em relação à configuração padrão).

Dá para perceber a partir destes números que o impacto no desempenho em aplicativos 3D é muito mais significativa quando se aumenta o clock do chip, ao invés da memória. Rodando uma placa TNT a 105 Mhz de chip, dá pelo menos 10% de aumento de performance no Quake2 Demo1 benchmarck. Uma placa que pode ser ajustada a 120/125 como o caso da ASUS V3400TNT, o aumento de performance chega a incríveis 26%, bastante significativo.

Lembrando que para fazer overclock em placas de vídeo, devem ser observadas as mesmas regras para o caso de overclock de CPU. Nem todos os chips tem a mesma capacidade de rodar na mesma velocidade ajustada; podem ter placas de mesmo modelo que atingem velocidades máximas diferentes. Mesmo para o caso do excelente heatsink/cooler fornecido pela ASUS, é provável que não se consiga atingir 120/125 Mhz, mas ao menos bem perto destes valores, dependendo de sua "sorte". Por outro lado, uma placa má refrigerada como por exemplo a Diamond Viper V550, dificilmente você conseguiria ir além de 105/115 Mhz.

Quanto ao chipset 3dfx Voodoo2, que vem de fábrica em 90 Mhz de chip e 100 de memória, somente o clock do chip pode ser aumentada, pois a RAM é do tipo EDO de ciclo simples e trabalha no máximo a 100 Mhz. Se assim mesmo se quisesse aumentar seu clock para, digamos, 110 Mhz, muito provavelmente teríamos amostragem de cores irreais, texturas que "somem" ou que falham durante uma renderização, e outros efeitos similares, ou até mesmo travamento do sistema. Portanto, fique satisfeito em elevar o desempenho de sua Voodoo2 apenas alterando o clock do chip. Poucos fabricantes vem de fábrica com o chip em 95 Mhz ou mais, e o diferencial em relação ao RivaTNT é que todos possuem em seus drivers a possibilidade de mudar o clock do processador, sem precisar do uso de aplicativo específico. O máximo que se pode atingir sem ter muitos problemas com a temperatura é 98 Mhz, mas com o adicional de cooler apropriado, pode-se chegar a 100 Mhz sem problemas.

O chipset da 3dfx depende de uma ótima CPU para que os resultados de overclock fiquem realmente significativos; portanto, se você tem uma máquina com um processador Pentium II 233 ou menos, os ganhos de desempenho serão muito pouco perceptíveis.

O aplicativo PowerStrip, da EnTech, Taiwan, reconhece a maioria dos chipsets atuais e permite aumentar tanto o clock do chip quanto da memória.

Se você tem uma placa TNT ou Voodoo2, realmente vale a pena tentar o overclock para obter o máximo de desempenho em sua placa, pois isto pode retardar uma eventual necessidade de upgrade para os novos chipsets do mercado (como o G400 da Matrox, Permedia3 da 3D labs, TNT2 da nVidia, Voodoo3 da 3dfx, o Savage4 da S3, e ATI Rage128 PRO, por exemplo) para poder rodar os apicativos e jogos 3D mais exigentes.

 

 

 

 

AGP/PCI - Overclocking - Placas - Tabela - E-Mail